terça-feira, 23 de outubro de 2007

Pulp Fiction


Pelo que se vê pelo nome do autor do texto, só posso dizer que é meu filho, nascido em 1996. Parabéns, filho.


Por Paulo Martins Filho

Lançado num ano (94) de ótimos filmes como Forrest Gump - O Contador De Histórias e Quatro Casamentos e Um Funeral, Pulp Fiction certamente se destaca. Dirigido magistralmente por Quentin Tarantino, diretor dos também maravilhosos Cães De Aluguel, Kill Bill e Kill Bill: Volume Dois, o filme possui quatro histórias: a primeira, de Jules Winnfield (Samuel L. Jackson) e de Vincent Vega (John - renascido das cinzas - Travolta). A segunda, centrada em Vincent Vega e Mila Wallace (Uma Thurman). A terceira, em que conhecemos Butch (Bruce Willis). E a última, baseada em Jules Winnfield. Todas contadas de forma não cronológica ao público e ligadas como se fossem elos de uma corrente.



Jules Winnfield e Vincent Vega


A história começa com Jules e Vincent , dois mafiosos que devem fazer uma cobrança a mando de Marsellus Wallace (Ving Rhames), tendo uma brilhante conversa sobre fast-food's, massagem e a quanto o chefe de ambos pode chegar para quase matar um homem, que fez um simples gesto de carinho a esposa dele. Nesta parte há um momento muito lembrado pelos cinéfilos em geral: quando Jules cita uma passagem da Bíblia antes de matar um homem. O grande mistério do filme é o que há dentro da maleta que Jules e Vincent foram cobrar dos jovens? Ninguém sabe e provavelmente nunca irá saber. A conversa deles sobre um certo "milagre" que ocorreu com os dois é bastante divertida. Esta é a história do filme que para mim os diálogos são mais bem trabalhados.


Vincent Vega e Mia Wallace



Vincent e Mia (Uma Thurman), mulher de Marcellus (chefe de Jules e Vince) têm uma “certa química”, mas não isto chega a ser um romance. Ele, Vince, fora mandado pelo chefão a divertir sua esposa, uma viciada em cocaína, por uma noite. Esta história tem cenas fortes, como a overdose de Mia e várias cenas de consumo de drogas. Mas há também cenas divertidas, como a famosa cena da dança do milk shake de 5 dólares, quando Mia leva Vincent para uma lanchonete “retrô” com Elvis e Marilyn Monroe por toda a parte. Uma Thurman está magnífica no papel e John Travolta não menos. A parte que Mia acorda da overdose é surpreendente.


Butch e seu relógio


Na minha opinião, esta é a melhor história do filme e, também, a mais violenta. Butch é um pugilista prestes a se aposentar e que em sua última luta, é comprado para perdê-la, mas a ganha e foge com o prêmio e sai em busca do relógio de seu pai.
Tudo começa com o Capitão Koons (Cristopher Walken) chegando à casa de Butch, ainda pequeno. Ele conta a história de um relógio. O avô de Butch foi preso na Segunda Guerra Mundial e guarda consigo mesmo o relógio que seu pai lhe havia dado. Assim, o avô de Butch dá o relógio para seu pai que o leva com ele à guerra do Vietnã. O pai de Butch é preso também e teve que guardar o relógio no ânus. Capitão Koons ficou preso com ele. E assim Koons acaba dando o relógio para Butch. Temos um corte no tempo com Butch deitado dormindo no vestiário do estágio em que faria sua última batalha, comprada para ele perder. Butch não perde, ganha e ainda mata o seu adversário. Fica com o dinheiro e foge num táxi em que temos uma conversa muito bem trabalhada entre ele e a taxista. Está tudo acertado, mas tem um pequeno problema: sua amada Fabienne (Maria de Medeiros) esqueceu o relógio que seu pai guardou dolorosamente durante longos dias. Então Butch parte em busca de seu relógio. Vai até o seu apartamento pega o relógio e ainda mata Vincent Vega (!) que estava o aguardando. Tudo está normal até que na volta pra encontrar Fabienne, ele encontra por ironia do destino Marsellus Wallace no meio da rua. Marsellus super irritado com Butch começa uma longa briga que se sucede até uma loja de guitarras. Lá os dois são presos por outros dois caras, que guardam um homem em roupa de latex como se fosse um animal – puro fetiche neonazista.
Marsellus é violentado e Butch o salva com uma "katanna" mata um dos estupradores. O outro Zed (Peter Greene) não sabemos o que acontece com ele. O que sabemos é que Marsellus atira em suas partes baixas e vai chamar dois 3x4 para fazer técnicas medievais no traseiro de Zed. Marsellus e Butch fazem as pazes, Butch pega a Harley-Davidson de Zed para buscar Fabienne. E solta a famosa frase: "Zed is dead, baby; Zed is dead".



A decisão de Jules Winnfield


Uma continuação da primeira história é quando Jules e Vincent estão levando o único jovem que sobrou para conversar com Marsellus. Até que acidentalmente Vincent atira na cabeça do jovem e assim fazendo a maior bagunça no carro. Jules e Vincent estão totalmente desorientados, até que Jules leva o carro para a casa de Jimmie (Quentin Tarantino) seu amigo que fica muito bravo porque se sua mulher chegar do trabalho e achar um cara morto no carro, ela vai acabar tudo com ele. Eles têm uma hora até a mulher de Jimmie chegue em casa. Jules e Vincent ligam para Marsellus que liga para Winston "The Wolfe" (Harvey Keitel), um cara que é o melhor em limpar sujeiras de assassinatos. Assim, tudo ocorre bem Wolfe limpa o carro antes da mulher de Jimmie chegar. Jules e Vincent tem que trocar de roupas, pois a que estavam usando estava suja de sangue. Vestindo roupas ridiculas Vincent e Jules vão tomar café da manhã. Lá temos a entrada do filme com Pumpkim (Tim Roth) e Honey Bunny (Amanda Plummer) ao som de Misirslou. Jules Winnfield assim que acaba o assalto, toma uma decisão: se tornar uma andarilho, para onde seu coração o levar. E com esta história fecha-se o último elo da corrente.


Conclusão


Pulp Fiction não é um filme fácil, mais com trilha sonora magnífica e diálogos inteligentes, com certeza é um filme que marcou uma década.

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