segunda-feira, 11 de junho de 2007

Conferência de Jacqueline Fabre-Serris

Conferência
DIA: 18 de junho
em 2 HORÁRIOS: às 10h e às 20h
LOCAL: sala 102 do Prédio de Letras da FFLCH/USP

MINISTRANTE:Profa. DRa. Jacqueline Fabre-Serris (Université de Lille 3, FRANÇA)
TRADUÇÃO: Prof. Dr. Marcos Martinho dos Santos (DLCV/FFLCH/USP)

TÍTULO: Trois textes programmatiques alexandrins et leurs lectures romaines [Três textos programáticos alexandrinos e as leituras romanas deles]

RESUMO:

O prólogo dos Aítia de Calímaco desempenhou papel essencial nos debates poéticos da época augustana. O que chama a atenção, quando se estudam osdiversos textos que se referem a eles, é a perspectiva genérica que os poetas romanos adotaram. Pois cada um esforça-se por estabelecer o seu próprio gênero poético sob o signo de Calímaco, opondo aquele à epopéia, por meio da chamada recusatio. A conferência pretende estudar as adaptações romanas dos termos e passos de Calímaco, de modo a propor hipóteses acerca da origem da leitura genérica. Entre outras, parece que outros dois textos programáticos alexandrinos, que opõem a Homero o gênero pastoral, a saber: as Talísias e o Canto fúnebre dedicado a Bião, servem de pano de fundo a essa leitura peculiardos poetas romanos, a qual, ademais, parece remontar a Galo.

TEXTOS:

Calímaco, prólogo dos Aítia; Talísias; Canto fúnebre dedicado a Bião;Vergílio, Bucólicas VI; Horácio, Odes I 6; Propércio, II 1. 13; Ovídio,Metamorfoses I 1-4; Tristes.