quinta-feira, 14 de junho de 2007

Doação da Biblioteca de Thomas Rosenmeyer, helenista da Universidade da Califórnia (Berkeley)

Acabo de receber um e-mail de Giuliana Ragusa, professora de Língua e Literatura Grega da USP, com uma excelente notícia àqueles que se dedicam aos Estudos Clássicos no Brasil. A íntegra:

"Caros Colegas das áreas de Grego e de Latim,

É com grande alegria que escrevo este email, neste final de domingo.Permitam-me um breve histórico para contextualizar a notícia que tenho a dar.

Durante a “Bolsa Sanduíche” de que recentemente desfrutei, trabalhei com Patricia Rosenmeyer, Profa. Dra. do Departamento de Letras Clássicas da Universidade de Wisconsin e especialista em lírica grega, que conheci quando deminha primeira experiência em Madison, naquela universidade, em 2000, no período em que recolhi o material para meu mestrado.

Desta vez, tive o prazer de conhecer em dezembro o pai de Patricia, Thomas Rosenmeyer, renomado helenista da Universidade da Califórnia (Berkeley) que, infelizmente, veio a falecer no início de fevereiro; o seu obituário, que fala um pouco sobre suas atividades profissionais, pode ser lido no link abaixo:

http://classics.berkeley.edu/news/articles/story.php?id=10

A boa notícia que venho comunicar a todos é que Patricia, com quem acabo de falar ao telefone, decidiu oferecer a biblioteca particular de seu pai para a nossa biblioteca na USP; ela manterá para si apenas os livros que diretamente interessam aos seus trabalhos. Ela não soube dizer quantos livros são, mas elescobrem as paredes de três cômodos da casa de seu pai; logo, deve se tratar de uma grande quantidade de livros.

Segundo Patricia, receberemos periódicos, fontes primárias e secundárias das áreas de grego e latim, nas quais seu pai atuava; filosofia, história, oratória são alguns dos assuntos do acervo. As despesas com o envio dos livros também estão incluídas na doação, para a qual o único pedido que ela me fez foi o de que coloquemos nos livros "bookplates" que ela mesma me enviará, com dizeres que marcam a doação à USP em memória de Thomas Rosenmeyer.

A generosidade desse ato me parece digna de reconhecimento, e gostaria de sugerir que se registre por escrito, formalmente, o merecido agradecimento a Patricia.

Espero contar com o apoio de nossa biblioteca para receber um acervo irrecusável que certamente deve conter um bom número de obras que não temos eque nem estão disponíveis para compra.

Um abraço a todos,

Giuliana"