quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Avaliação - I Colóquio Visões da Antiguidade

Manhã do Primeiro dia: Alexandre Pinheiro Hasegawa, Paulo Martins e Rosângela Amato
O I Colóquio Visões da Antiguidade (IAC, PROAERA e VerVe) teve ótimos momentos. Muitas questões discutidas, muita advertência e correção de caminhos nas pesquisas, mas, fundamentalmente, a certeza de que devemos realizá-lo todos os anos, a fim de afinar as pesquisas dos grupos e fazê-las interagir.

Ao avaliar o evento a Profa. Marly de Bari Matos disse: "Acredito que um evento tão bem sucedido mereça uma publicação à altura".


Já o Prof. Robson Tadeu Cesila nos informou: "o resultado desse primeiro Colóquio foi extremamente positivo, com alunos e professores apresentando suas pesquisas, independentemente do momento em que elas estão...", ou ainda, "Pareceu-me também que o clima durante as apresentações e posteriormente durante as discussões foi leve, de bate-papo aberto, de debate sem peias, cumprindo o objetivo da organização quanto a esse aspecto".


O Professor Fábio P. Cairolli nos diz: " A alta qualidade do evento também esteve, me parece, relacionada à alta qualidade das relações entre os participantes. É isso que propicia diálogos maduros, discussões construtivas e críticas não-constrangedoras. Felizmente, estas virtudes, incomuns na academia, estão presentes nas Letras Clássicas".



Diz Gdalva Maria da Conceição: "Foi um evento de alto nível e, com certeza, de grande contribuição para os estudos clássicos. Tendo em vista que foi um sucesso, resta esperar que o próximo encontro seja tão bom quanto esse". A Profa. Elaine Sartorelli: "O grande acerto me pareceu o tempo de duração das apresentações: nem tão curto que se exponha pouco conteúdo, nem tão longo que leve a platéia à dispersão".
O Prof. Agnolon da UFOP expressou: "O saldo de tudo é: o evento deve se repetir. Não sei se há uma obrigatoriedade de ser sempre aí. Seja como for, se desejarem fazer o evento aqui em Mariana, podem contar comigo. Acho que o clima aqui tem absolutamente tudo a ver."