quinta-feira, 10 de julho de 2008

Novo Busto de Júlio César em Arles, França


Foi encontrado no fundo do rio Ródano nas proximidades da cidade francesa de Arles um busto de Júlio César. Vale dizer que esta é a mais antiga imagem do general romano que se tem notícia e anterior à sua morte. Todos os bustos que tínhamos de César, excetuando à mascára de Turim, eram posteriores ao seu assassinato, feitas a partir de sua máscara mortuária. Segundo a Agência de Notícias de Portugal:
"A descoberta apenas foi anunciada terça-feira mas o busto, em mármore, tinha sido encontrado por um membro da equipa durante uma campanha realizada entre Agosto e princípio de Outubro de 2007 na margem direita do Ródano.
No total, foram retirados do rio cerca de 100 objectos, entre os quais um capitel coríntio em mármore, colunas e estátuas, incluindo a de um Neptuno, do século III d.C. Depois de estudados, deverão ser expostos em Setembro de 2009 no Museu de Arles.
'Todos estes objectos - conta Luc Long - têm uma história diferente.O César é o mais antigo, data da época republicana de Roma e atesta que nesta margem de Arles havia referências ao César vivo que tinha criado a cidade'. O busto, esculpido provavelmente entre 49 e 46 a.C., terá sido lançado ao rio após o assassínio de César, no período agitado que antecedeu a ascensão ao poder do seu filho adotivo, Otávio, primeiro imperador romano."