Entre os dias 27 e 30 de setembro de 2010, ocorreu em Ouro Preto/MG, o I Congresso Brasileiro de Retórica, que serviu de palco para a fundação da Sociedade Brasileira de Retórica (SBR), afiliada à Sociedad Latinoamericana de Retórica (SLR) e à International Society for the History of Rhetoric (ISHR) - http://ishr.cua.edu/.
Entre As Conferências; comunicações e outras atividades a que assisti, destaco: Retórica e a Arte da Memória da Profa. Dra. Angélica Chiappetta (USP); Estudos de Retórica nas Letras do Brasil colonial do Prof. Dr. João Adolfo Hansen (USP); Concerto didático: Cassiano Barros, doutorando da UNICAMP (Cravo), Prof. Dr. Luiz Fiaminghi da UDESC (violino) e Profa. Dra. Mônica Lucas da USP (flauta doce); TouRetórico: Ruas do centro e Igreja do Pilar Profa. Dra. Daniele Nunes Caetano de Sá da UFMG e da PUC/MG.; Quintiliano, Instituições Oratórias (X, 1, 43-118) ou a poesia como processo heurístico, Doutorando Alexandre Agnolon, USP, Prof. UFOP, O fulcro da relação entre forma e conteúdo na retórica de Cícero: a fusão da inventio com a elocução, Doutorando Fernando Joaquim Ferreira Maia, UFPE; Épica e retórica na estrutura do Carmen LXIV de Catulo, Prof. Dr. Francisco Edi de Oliveira Sousa, UFC. Orator Regulus, vir malus dicendi imperitus: o orador perfeito para Plínio o jovem, Profa. Dra. Marly de Bari Matos , USP;
Pausânias e a segunda sofística: ékphrasis e arcaísmo, Mestranda Vivian da Cunha Mendes Caldeira, UFMG; Do tropo ao gênero – a autonomização da écfrase, Mestranda Rosangela Santoro de Souza Amato, USP; Usos da ecfrase no gênero histórico seiscensista, Pós-doutorando Eduardo Sinkevisque, UNICAMP; Análise do discurso e sofística: um casamento possível, Prof. Dr. Melliandro Mendes Galinari, UFOP; A controvérsia ciceroniana no Renascimento, Profa. Dra. Elaine Cristine Sartorelli, USP e A influência da Institutio oratoria de Quintiliano na concepção retórica do humanista Erasmo de Rotterdam, Dra. Fabrina Magalhães Pinto, PUC-RJ.