Há uma semana, recebi um convite para falar a crianças de 11 e 12 anos sobre a origem e a história das línguas americanas. O pedido veio do professor de História do meu filho, Paulo. Titubeei no ínicio, pois uma coisa é falar sobre esse assunto a pessoas mais velhas e que possuem certo repertório de informações preeliminares e outra é traduzir conceitos complexos aos pré-adolescentes. Mas aceitei o desafio. Ontem foi o dia. Preparei uma aula de 110 minutos e desenvolvi os seguintes tópicos:
1. Linguagens
2. Língua
3. Famílias das Línguas
4. O Indo-europeu
5. O Latim Clássico e o Latim vulgar (o Romance)
6. As Línguas Neolatinas
7. O Português e o Árabe na Penísula Ibérica
8. O Português do Brasil e o Tupi.
A atenção, a receptividade e a participação desses meninos e dessas meninas foram impressionantes. Participaram com perguntas inteligentes, atenderam às minhas indagações com precisão, responderam com educação. Durante duas horas, permaneceram atentos! Mais pareciam alunos de Pós-graduação do que do Ensino Fundamental II. Não sei se no meu tempo de 6a. série nos anos 70, seria igual. Creio que não. A conclusão a que chego é nem tudo está perdido na educação do país.
Obrigado, Pequenos alunos da 6a. Série da Nova Escola.
http://www.novaescola-sp.com.br/site01/index.php
4 comentários:
Paulo, nós achamos que a sua aula foi muito interessante e que você poderia voltar mais vezes para o colégio, é sempre bom aprender uma coisa nova.
Perguntas para você:
1)Por que o latim não se desenvolveu como o inglês e o português?
2)Como o latim é importante para nós hoje em dia?
Queremos agradecer a gentileza de vir até a escola fazer uma palestra. Depois da sua palestra todos nós entendemos muito melhor a matéria.
Perguntas:
Por que não se fala mais latim no mundo?
Durante sua aula você disse que a maior parte das línguas vêm do latim. Então, qual é a origem das anglo-germânicas? Quais são elas?
Por que as línguas têm diferentes origens e famílias? Por que elas não são da mesma família?
Postar um comentário