segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Veyne Novamente...

Ontem enviei à Campus Editora o seguinte e-mail via site da editora:

Caros Editores,

É com pesar que venho exigir o envio imediato das notas de rodapé do livro "Império Greco-Romano" de Paul Veyne.

Lembro a V.Sas. que consta do livro em questão a seguinte informação: "as notas estão disponíveis no site www.campus.com.br" o que não ocorre.

Isso de acordo com a lei constitui CRIME CONTRA O PATRIMÔNIO: Estelionato, artigo 171 do Código Penal Brasileiro, em que está escrito: "obter para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil ou qualquer outro meio fraudulento."

Por outro lado, vale lembrar que a obra em sua versão original com 878 páginas custa 25 euros, contra 61 euros da versão brasileira editada por V.Sas. com 478 páginas!

Caso não seja atendido prontamente, farei a queixa crime e além de pedir o ressarcimento por danos morais. Além de, naturalmente, divulgar junto à comunidade universitária (público-alvo da obra e de grande parte suas publicações) o ocorrido.

Grato

Prof. Dr. Paulo Martins
da Universidade de São Paulo

Até agora...Nada...

6 comentários:

Anônimo disse...

Olá!

Concordo com você, toda essa situação criada pela Campus é simplesmente ridícula. A minha edição do livro achei, por sorte, em um sebo e custou apenas R$40,00, mas mesmo assim acho vergonhoso que um livro cujo preço é R$180,00 não venha com as nostas e essas sejam simplesmente impossíveis de encontrar no site que indicam (estou rpocurando há mais de meia-hora, sem sucesso). Amanhã pretendo ligar para o 0800 reclamando.

Anônimo disse...

Obteve alguma resposta deles?

Anônimo disse...

Também concordo. Acabo de tentar achar no site indicado no livro as notas mas é impossível, se é que existem. Para o preço que combram por essa obra, a sensação é que compramos algo incompleto. O pior que o texto é cheio de indicações de notas de referência, o que deixa outra sensação, a de que estamos perdendo metade dos significados que o autor pretende. Além do que a tradução, principalmente quanto à pontuação das frases parece um tanto falha.

Milena Duchiade disse...

Prezado professor,
Sou livreira aqui no Rio de Janeiro, e vendemos a edição integral e original do Veyne mais barata do que a tradução truncada.Não se trata de um caso isolado: a edição da Vozes da História do Corpo, em 3 volumes, foi publicada no Brasil sem nenhuma das ilustrações que são parte integrante da obra, por conterem comentários extensos para cada uma. Me pergunto se os autores e editores franceses estão cientes da adulteração que seus trabalhos sofrem em nosso país! Vale denunciar na imprensa...

Paulo Pires Duprat disse...

Bom dia, caros colegas. As notas estão disponíveis no site, são 220 páginas! Não é de fácil acesso não. O procedimento é o seguinte: cadastre-se no site da elselvier, em seguida faça a pesquisa por Veyne, Paul. Vai aparecer a imagem do livro "O império Greco-Romano", tal como se vc fosse comprá-lo (cujo valor está muito mais barato do que paguei...). Clique na imagem do livro e vão aparecer detalhes, como forma de pagamento etc. Abaixo, vai aparecer "Informações do Produto". clique à esquerda num ícone vermelho ao lado de "conteúdos extras". Vai aparecer "Referência Bibliográfica - material complementar. Clique que vai baixar 220 páginas em PDF com todas as notas. Agora, é só salvar no seu PC, a questão é imprimi-las ou não.

O livro é muito bom, a tradução é que deixa mesmo a desejar. É a questão de ficar atento e examinar a obra antes de comprar - caso tenha sido elaborada neste "esquema", não compre!

Espero ter ajudado.

Raphael disse...

Prezado responsável pelo blog e Paulo Duprat,
Muito obrigado pelas informações. Comprei o livro em questão, que chegou hoje e, atônito, constatei a ausência das notas. Li os comentários e, seguindo as orientações do Paulo, consegui fazer o download do arquivo. Muito obrigado!